Chacra Umbilical

Localizado dois dedos abaixo do umbigo, este centro energético é responsável pela conexão ao eu mais profundo e à forma que daí criamos a ligação ao mundo.
Gere toda a região associada ao sistema reprodutor, bem como ainda o baço e o fígado e intestinos.
Tudo o que está associado a relacionamentos, reflecte-se em primeiro lugar nesta zona, naturalmente na ligação a todos os orgãos que a envolvem.
Poderia entrar aqui em algumas possibilidades reais, mas prefiro que fiques para já com a ideia do principal. Somos únicos, originais e por isso cada expressão envolve uma determinada manifestação associada ao mecanismo que gere a validade ou a 'não' validade disso para a consciência e razão. 

O mais importante é saberes que, na região umbilical se manifestam os registos associados à ideia que tens de ti mesmo e por conseguinte plasmas isso na ligação que estabeleces ao mundo.
Presta atenção, sempre que conheces alguém pela primeira vez a forma como essa região se manifesta. Poderás sentir calor, frio, pequenas sensações de espasmos, sensação de afunilamentos ou tubos que se conectam com o outro... e tudo é certo e válido - lembra-te que afinal de contas, estás nesta experiência humana para processar e ser. Deixa de parte qualquer referência ou tendência em criares uma crença à volta da ideia de que existe o 'mau' e o 'bom' e pratica sempre a consciência de que tudo é apenas existência a explorar-se a si mesma, e vais ver que tudo se resolverá! É frequente, quando se vive um episódio que envolve 'aprovação', ou termos de corresponder a algo, dependendo da resolução interna, sentirmos sensações mais intensas e estranhas. Por exemplo, na mulher, em exercícios que envolvem a tomada de consciência da mulher inteira, é frequente baixar a menstruação. No homem, o mais frequente, é diarreia. 
Cada caso é um caso, e tudo acontece apenas em casos mais extremos e sensíveis, em que os envolvidos se encontram na concretização da consciência de quem são verdadeiramente.

Num relacionamento sexual, essa região fica mais tensa e é como se criasse uma espécie de salvaguarda, auto-protegendo-se - a inteligência que faz pulsar a vida em nós, permite que cada célula, cada parte do nosso corpo, beneficie dessa mesma energia e vida inteligente. Por isso, se aprenderes a ler o teu corpo, naturalmente saberás o que é melhor ou não para ele!

Para que este centro energético seja harmonizado, considero de máxima importância a realização de movimento circulares e para a frente e para trás, associado à respiração, de forma a que essa região fique sempre o mais desperta possível, promovendo assim, mais facilmente e eficazmente, o envio de sinais e sensações que nos permitem conectar em harmonia com os outros, com o mundo e sobretudo com o nosso próprio corpo.

Lembro que, enquanto o chacra raíz estabelece uma ligação interna entre o ponto que o revela e o chacra coronário (alto da cabeça), o chacra umbilical 'atravessa' o corpo de um lado ao outro, manifestando a sua acção ao nível da base da coluna, um pouco antes do cóccix. O que quer dizer que, dores associadas a essa região poderão querer dizer necessidade de ajustes na ligação a ti e ao mundo.
Depois de abordar todos os chacras, irei abordar em pormenor a linguagem do corpo, onde poderás perceber a verdadeira conexão com esta maravilhosa experiência em ti!

Para já, se os teus relacionamentos estão confusos, perturbados e agressivos, começa por realizar exercícios que envolvam essa região. Antes de procurares um instrutor, experimenta perguntar ao teu corpo, ele dir-te-à o que deves fazer.

Naturalmente, todas as sugestões dadas no chacra raíz servem para este:
- as caminhadas, a meditação diária, o ceushi, yoga, tai chi ou chi kung, uma boa alimentação, bastante àgua...

Quanto à alimentação - apenas queria dizer que o género de alimentação que praticas, faz com que o teu corpo identifique mais facilmente, reconhecendo-se ao nível energético, esse mesmo género. Sem ser um mecanismo totalmente responsável pela atracção, influencia na mesma.

A massagem tântrica, o fazer bom e feliz amor, o dançar, tudo o que envolve fluidez e flexibilidade, pode ser estimulo à criação de harmonia neste chacra.
Atenção, mais uma vez alerto para a necessidade de termos em conta os restante chacras, especialmente os mais próximos - o raíz e o plexo solar.

Questões ou marcações de consultas:
jcaeiro@live.com.pt / 960059885 (sms)

Sem comentários:

Enviar um comentário